Voltar

Benefícios do Jogging

Notícia criada em 2013-08-26, lida 1383 vezes

Benefícios do Jogging

Os benefícios do jogging são inúmeros e manifestam-se tanto ao nível da saúde, quanto da estética.

 

O jogging, ou corrida, é uma atividade física cada vez mais popular, já que permite adquirir uma maior resistência física e perder peso em simultâneo, trabalhando todo o corpo, sem necessidade de equipamentos especiais.

 

Confira os benefícios desta prática e renda-se às maravilhas do jogging.

 

Benefícios do Jogging para a Saúde

 

Emagrece

O jogging é cada vez mais procurado por quem precisa de perder peso, já que uma hora de corrida é o suficiente para queimar cerca de 500 calorias. Estes valores fazem com que o jogging se encontre entre as atividades que mais calorias queimam.

 

Melhora o humor

Por muito cansada ou desmotivada que se encontre, no final de um treino de jogging, todos os desconfortos terão dado lugar a uma enorme sensação de bem-estar, graças à produção de endorfinas, disparada pela corrida. Pelos mesmos motivos, os níveis de stress e ansiedade irão descer consideravelmente. Por isso, é sempre boa ideia correr logo pela manhã.

 

Estimula a mente

Através da prática de jogging, também a sua mente ficará a ganhar, já que será estimulado todo o sistema neurológico, com especial destaque para a memória e raciocínio. À medida que vai avançando na prática regular da corrida, poderá notar uma melhoria significativa das suas funções cognitivas.

 

Ajuda a prevenir doenças

Além de fortalecer o sistema imunológico, a corrida regular ajuda a prevenir problemas que vão desde a osteoporose até às doenças cardíacas. Ao manter o corpo ativo, todo o organismo fica fortalecido e com uma resistência extra.

 

É económico

Para começar a praticar jogging terá de fazer um pequeno investimento em sapatilhas e roupa de corrida. A partir daí, não terá mais gastos com esta atividade, já que irá correr ao ar livre e não precisará de qualquer tipo de equipamento adicional.

 

Pode ser praticado em qualquer lugar

Seja junto ao mar, num parque, ou mesmo na sua rua, a prática do jogging oferece-lhe um leque de opções ilimitado, quanto ao local. Além disso, pode sair para correr a qualquer hora ou mesmo quando se desloca em viagem.

 

Ajuda a dormir melhor

Os benefícios do jogging são notórios até no momento de descansar. Estudos comprovam que correr regularmente aumenta não só a qualidade do sono, como a quantidade de horas dormidas. Além disso, os praticantes de jogging levam metade do tempo a adormecer, em comparação com os mais sedentários.

 

Define e tonifica o corpo

Não é só o organismo que sai a ganhar com a prática de jogging. Além de mais saudável, o corpo ficará trabalhado e definido, devido às calorias queimadas, que ajudarão a sobressair a musculatura. Ao correr, estará a trabalhar e a definir todo o corpo, de igual forma. Consequentemente, dá-se um aumento da autoestima.